SISU UFRN

O SiSU é a forma principal de ingresso nos cursos de graduação da UFRN. Existem duas edições do SiSU a cada ano. A partir de 2015, as vagas para ingresso na UFRN tanto no primeiro quanto no segundo período letivo são todas ofertadas na edição do início do ano do SiSU (geralmente em janeiro). A edição do meio do ano do SiSU (geralmente em junho) não é mais utilizada pela UFRN para ofertar vagas regulares, sendo reservada para eventuais cursos esporádicos ou casos excepcionais.

IMPORTANTE!

Consulte os Documentos referentes à edição 2016.1 do SiSU na UFRN, além das edições anteriores

Consulte o Quadro de Vagas UFRN/SiSU 2016.1 para ingresso na UFRN.

 

Poderá se inscrever no SiSU o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior. Para ingresso na UFRN, são exigidas notas mínimas nas provas e há pesos diferenciados para a composição da nota final, em função da área dos cursos:

 

Área Linguagens Matemática C. Humanas C. Natureza Redação
Peso Corte Peso Corte Peso Corte Peso Corte Peso Corte
Biomédica 1,5 450 1,0 450 1,5 450 3,0 450 1,5 500
Humanística I 2,0 450 2,0 450 2,0 450 1,0 450 1,5 500
Humanística II 2,5 450 1,0 450 2,5 450 1,0 450 1,5 500
Tecnológica I 1,0 450 2,0 450 2,0 450 2,0 450 1,5 500
Tecnológica II 1,0 450 3,0 450 1,0 450 2,0 450 1,5 500

 

 Na UFRN, o processo seletivo do SiSU é realizado em duas etapas consecutivas, nas quais são ocupadas as vagas não preenchidas nas etapas anteriores:

  • 1ª chamada regular do SISU, na qual a seleção e divulgação dos candidatos aprovados é feita pela SESU/MEC (Secretaria da Educação Superior - Ministério da Educação), através do Sistema de Seleção Unificada (http://sisu.mec.gov.br/). O cadastramento e matrícula dos selecionados é de responsabilidade da UFRN. Até o ano de 2014, havia duas chamadas regulares que eram realizada pela SESU/MEC. A partir de 2015, após a 1ª chamada passa-se diretamente à chamada da lista de espera, feita pelas Universidades.
  • 2ª chamada (chamada da lista de espera), na qual a seleção, divulgação e cadastramento dos aprovados é realizada pela UFRN (http://sisu.ufrn.br/), com base na lista de espera fornecida pela SESU/MEC. Participam dessa chamada apenas os candidatos que aderiram à lista de espera no SiSU e unicamente no curso de 1ª opção. São convocados candidatos em número superior ao número de vagas que não foram preenchidas nas chamadas anteriores. Ocuparão as vagas os candidatos mais bem classificados que comparecerem ao cadastramento. Caso compareçam mais candidatos convocados do que o número de vagas existentes, os demais comporão um cadastro de reserva, a ser utilizado para ocupação de vagas eventualmente surgidas em caso de desistência.

Após a divulgação do resultado de cada chamada, todos os candidatos selecionados deverão comparecer à UFRN para entrega dos documentos, em data e local estabelecidos pelo Edital de Cadastramento. O referido Edital será divulgado (http://sisu.ufrn.br/) até o resultado da primeira chamada do SiSU.

TODOS OS CANDIDATOS QUE PRETENDEM CONCORRER PELO SiSU A UMA VAGA NA UFRN  DEVEM PROVIDENCIAR DESDE JÁ OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. O candidato selecionado que não apresentar os documentos exigidos no período do cadastramento perderá a vaga. A relação de documentos necessários pode ser consultada no Edital de Cadastramento. NÃO SE RECOMENDA QUE O CANDIDATO ESPERE O RESULTADO DA EVENTUAL APROVAÇÃO PARA INICIAR O PROCESSO DE COLETA DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CADASTRAMENTO.

OS CANDIDATOS DEVEM DEDICAR UMA ATENÇÃO ESPECIAL AOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O CASO DE SE INSCREVEREM EM ALGUM TIPO DE AÇÃO AFIRMATIVA (cotas, argumento de inclusão regional, etc.). O candidato que se declarar como benefíciário de ação afirmativa e não puder apresentar os documentos exigidos perderá a vaga, mesmo que a sua nota seja suficiente para ser aprovado sem o benefício da ação afirmativa. PORTANTO, SÓ ESCOLHA PARTICIPAR DE UM GRUPO DE AÇÃO AFIRMATIVA NO SiSU SE VOCÊ TIVER ABSOLUTA SEGURANÇA DE QUE ATENDE OS CRITÉRIOS E DE QUE POSSUI A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA.

 

Editais, Chamadas e Documentos do SiSU - UFRN (IMPORTANTE!) Clique para acessar EditaisChamadas e outros Documentos referentes ao SiSU na UFRN.
SiSU-MEC

Clique para acessar a página do SiSU no Ministério da Educação

PROGRAD-UFRN

Acesse a página da PROGRAD-UFRN no Facebook para outras informações e para postar comentários sobre o SiSU

 

 

 

 

Informações: (84) 3342-2299 | atendimento@prograd.ufrn.br
Prograd - Pró- Reitoria de Graduação © Copyright 2012 - Todos os direitos reservados
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte